quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1º dia


Ela era nova quando começou com as idéias sobre ser gorda. A maioria das crianças não pensa nessas coisas, mas ela era diferente. Tinha quatro anos quando se mudou para uma pequena cidade, na qual mora ate hoje, quase onze anos depois. Sempre era elogiada pela sua inteligência – os hábitos de ler sempre a seguiram – mas era apenas por isso, se é que entende. Sua mãe se preocupava com seus hábitos alimentares, principalmente depois que teve sua primeira e única crise alérgica a chocolate, devido ao excesso. O tempo passava, ela crescia, via as amigas se vestirem bem durante os festivais da cidade fria. Não que ela não tivesse roupas tão boas, mas sempre tinha que comprar números maiores que os indicados para sua idade. Isso lhe incomodava um pouco, mesmo que não falasse a ninguém. Seu pai se mudou para a Angola quando ela tinha treze anos. No mesmo ano conheceu alguém novo, Anorexia era seu nome. Visitou alguns blogs, para fazer um trabalho escolar, que eram ao favor dessa pessoa ainda desconhecida de certo modo. Ficou sabendo assim do seu apelido usado pelos íntimos, Ana. Foi se identificando com as situações colocadas nos blogs, mesmo a maioria delas sendo de pessoas mais velhas, já adultas. Silenciosamente começou com dietas leves, não percebia, mas a Ana já estava na sua cabeça. Criou um blog no ano seguinte, tornando a Ana sua melhor amiga. Mas amigas brigam. Ela culpou a Ana pelas discuções diárias com a sua mãe, pelo fato de ainda não esta feliz e de se sentir mais solitária do que nunca. A Ana tentou lhe mostra que tinha emagrecido, e só era uma questão de tempo ate tudo melhorar, mas ela não ouviu. Excluiu o blog, e se separou de vez da sua amiga. Com o tempo o relacionamente com a sua mãe não melhorou, e sem a Ana continuava solitária e gorda de novo. E quando menos esperou a Ana estava ao seu lado, tinha voltado, ou melhor, nunca tinha lhe deixado. Agora, no primeiro dia do mês de dezembro, o ultimo mês do ano, criou um blog novo e estabeleceu novas metas, prometendo começar de novo sua vida. Já lhe perguntaram se conhecia a Mia, sim, ela conhece, apesar de não ser sua amiga, por ter medo. Não toma remédios, nem mesmo laxantes, gastrite não é uma das coisas que ela deseja, mesmo sendo quase impossível evitar com esse estilo de vida. Não se mutila, e não gosta de ver ninguém fazer isso com o seu próprio corpo, procura uma pessoa em vez de uma lamina. Gosta de amizades, mas é tímida, talvez a Ana tenha ciúmes e diga que deve ser só sua, ou talvez isso seja apenas uma desculpa, não se sabe. Mas pode se ter a certeza que nunca se enche dos desabafos dos outros, porque não consegui contar os seus próprios. Talvez seja para isso – desabafar – que tenha criado o blog, ou talvez queira alguma distração, o mais provável é que sejam os dois motivos. Pois bem, ela está aqui, de volta, esperando que o ano fique igual a ela, novo.

3 comentários:

  1. vim retribuir a visitinha, li e me comovi com a sua história, todas nós provavelmeente, pelo menos eu tbm, tem uma história triste por traz dos nossos TA's. Agora, se está mesmo começando agora e consegue parar, te aconcelho que pare, enquanto tem clntrole disso, eu não parei e me arrependi, é claro que a escolha é sua, mas existem outros jeitos de emagrecer, principalmente pra pessoas com controle. Eu tbm posso estar errada, e vc se encantrar totalmente dominada, mas acredite, eu tbm achava um absurdo vomitar, usar laxantes e se mutilar, hj percebo que isso é coisa séria e se tivesse sido masi cuidadosa não estaria nesse estado, quero o melhor pra ti, beiijinhos ;**

    ResponderExcluir
  2. Oi linda obrigada por me seguir! Estou te seguindo também. Gostei do seu primeiro post, comovente msmo a sua história, voltarei aqui sempre :) Força e determinação com as nossas amigas que alcançaremos nosso sonho ;)

    ResponderExcluir
  3. Ôpa, estamos começando juntas então. Criei meu blog hoje também! Não tive a coragem de escrever tudo, como você. Estou te seguindo flor, se puder, faça o mesmo comigo. Boa sorte e sejamos fortes!

    ResponderExcluir